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Corban: O que é e como se tornar um?[2023]

Corban x3

Seguir uma carreira financeira pode lhe oferecer inúmeras oportunidades e uma delas é a de ser um correspondente bancário (Corban).

Corban
Fonte: Freepik

De acordo com dados do Banco Central do Brasil de junho de 2021, cerca de 43,4% dos municípios brasileiros não possuíam agências bancárias. À partir disso, que a atuação do Corban se faz necessário.

Hoje trouxe algumas informações sobre esta ocupação, que aliás, pode trazer muito sucesso e rentabilidade caso queira segui-la.

Vamos lá!

O que é Corban?

Como disse anteriormente, Corban é a abreviação de “correspondente bancário”. Trata-se de uma pessoa jurídica — que pode ser uma empresa ou um indivíduo — que atua como intermediário entre os clientes e as instituições financeiras, oferecendo uma variedade de serviços, como abertura de contas, empréstimos, pagamentos, depósitos, entre outros.

Corbans são autorizados pelo Banco Central do Brasil a atuar como representantes das instituições financeiras, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços financeiros e promover a inclusão bancária.

Além disso, Corbans podem ser empresas de diversos segmentos, como lotéricas, lojas de conveniência, farmácias, entre outros. Eles são responsáveis por prestar serviços financeiros em nome das instituições financeiras, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Em resumo, o correspondente bancário(Corban) é um prestador de serviços financeiros que facilita o acesso dos clientes aos serviços bancários, atuando como um intermediário entre os clientes e as instituições financeiras.

Quais os serviços que os Corban estão habilitados a prestar?

Os correspondentes bancários (Corbans) estão habilitados a prestar diversos serviços financeiros em nome das instituições financeiras, como por exemplo:

Abertura de contas bancárias: o Corban pode receber documentos e informações do cliente para abrir uma conta bancária em nome da instituição financeira.

Empréstimos: pode intermediar a concessão de empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários, crédito rural, entre outros, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Pagamentos e recebimentos: pode receber e efetuar pagamentos de contas de consumo, tributos e outros serviços, além de receber depósitos em dinheiro e cheques.

Cartões de crédito e débito: pode solicitar e emitir cartões de crédito e débito em nome da instituição financeira.

Seguro
Fonte: Freepik

Seguros: pode intermediar a contratação de seguros de vida, de veículos, residenciais, entre outros.

Investimentos: pode fazer a mediação da compra e venda de títulos de investimento, como CDBs, LCIs, LCAs, entre outros, em nome da instituição financeira.

Vale lembrar que os serviços oferecidos pelos Corbans podem variar de acordo com as instituições financeiras que eles representam e as autorizações e regulamentações do Banco Central do Brasil.

Quais requisitos para se tornar um CORBAN?

Se você deseja ser correspondente bancário, é necessário possuir uma ou mais certificações profissionais, de forma a ser certificado junto ao BACEN, de acordo com a Resolução 3.954/2011.

Para atender a essa exigência, os correspondentes podem buscar qualificação técnica por meio de cursos e treinamentos oferecidos por instituições reconhecidas, como a ANEPS (Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços), que oferece o Curso de Capacitação para Correspondentes ou a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), para aqueles que desejam abrir uma empresa de crédito própria, com ou sem vínculo a uma franqueadora.

Além disso, a Resolução 3.954/2011 também estabelece que os correspondentes devem passar por avaliação periódica de desempenho, o que pode incluir a verificação de conhecimentos técnicos e a qualidade do atendimento aos clientes. Essa avaliação é realizada pela instituição financeira que o Corban representa, em conformidade com as normas e regulamentações estabelecidas pelo Banco Central.

Qual a diferença entre um correspondente bancário e uma instituição financeira?

A principal diferença entre um correspondente bancário e uma instituição financeira é que o correspondente atua como intermediário entre o cliente e a instituição financeira, enquanto a instituição financeira é a responsável pela prestação dos serviços financeiros.

Os correspondentes bancários são empresas ou pessoas físicas que atuam em nome de uma ou mais instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, oferecendo serviços financeiros em locais onde as instituições financeiras não possuem agências ou postos de atendimento.

Eles podem oferecer serviços como abertura de contas, empréstimos, pagamento de contas, entre outros, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pelo Banco Central.

Já as instituições financeiras são empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil a prestar serviços financeiros diretamente aos clientes. Elas podem oferecer uma ampla variedade de produtos e serviços financeiros, tais como contas bancárias, cartões de crédito, empréstimos, investimentos, seguros, entre outros. As instituições financeiras podem ter agências físicas, canais digitais e/ou correspondentes bancários para oferecer seus serviços aos clientes.

Dessa forma, os correspondentes bancários são parceiros das instituições financeiras, que utilizam seus serviços para expandir a oferta de serviços financeiros e atender às necessidades dos clientes em locais onde não possuem presença física.

Qual a vantagem de ser um correspondente bancário?

Correspondente bancário
Fonte: Freepik

Ser um correspondente bancário pode trazer várias vantagens, tanto para o correspondente quanto para os clientes do banco. Algumas das vantagens incluem:

Baixo custo inicial

O investimento inicial para se tornar um correspondente bancário é relativamente baixo em comparação com o custo de abertura de uma agência bancária tradicional.

Flexibilidade

Opção de escolher quais serviços desejam oferecer, de acordo com as necessidades dos clientes locais, e ajustar suas ofertas de serviços de acordo com a demanda.

Comodidade

Pode-se prestar serviços financeiros em locais onde as instituições financeiras não possuem agências físicas, ampliando o alcance dos serviços financeiros oferecidos e atendendo às necessidades dos clientes em áreas remotas ou com pouca infraestrutura bancária.

Diversificação de receita

Pode-se receber comissões sobre os serviços financeiros prestados, o que pode ajudar a diversificar as fontes de receita e aumentar a lucratividade do negócio.

Acesso ao mercado financeiro

Pode-se fazer parcerias com instituições financeiras bem estabelecidas, que já possuem um conjunto de produtos e serviços financeiros desenvolvidos e podem oferecer suporte e treinamento para a prestação de serviços financeiros de qualidade.

Contribuição para a inclusão financeira

Corbans podem ajudar a levar serviços financeiros a áreas onde o acesso a bancos e serviços financeiros é limitado. Ou seja, contribuem para a inclusão financeira de pessoas e comunidades que antes não tinham acesso a serviços adequados.

No entanto, é importante destacar que ser um correspondente bancário também pode envolver alguns riscos e desafios. E obviamente, a necessidade de investir em tecnologia e segurança, além de cumprir com as regulamentações e normas do setor bancário.

Por isso, nada melhor que fechar parcerias com instituições que lhe dê respaldo quando precisar.

Parceria X3 promotora

x3promotora

Fazer parceria com uma instituição financeira bem estabelecida como a X3 promotora, lhe trará inúmeras possibilidades. Por exemplo, oferecer aos clientes uma gama mais ampla de produtos e serviços financeiros de qualidade, desenvolvidos, além de processos e sistemas bem estruturados para a prestação desses serviços.

Além disso, pode trazer mais credibilidade a você, pois com uma marca respeitável pode aumentar a confiança dos clientes em relação aos serviços oferecidos. Isso pode resultar em um aumento no número de clientes e, consequentemente, em um aumento na receita.

Outra vantagem é que oferecemos mentoria e suporte técnico qualificado. Com isso, se garante que os serviços prestados estejam em conformidade com as normas e regulamentações estabelecidas pelo BC e outras agências reguladoras.

O que está esperando?

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